Conheça nossa unidade de
negócios especializada em
Gestão de Cultura Organizacional.

Somente fazendo diferente podemos conseguir novos resultados.
Entenda como a sua empresa pode alavancar resultados e se destacar e consolidar no
mercado, com uma cultura sólida baseada em valores.

CULTURA ORGANIZACIONAL E LIDERANÇA

Nós da Crescimentum conectamos o nosso propósito com a gestão da cultura organizacional, pois acreditamos que instituições orientadas por valores são as mais bem-sucedidas.

A cultura de uma organização é o conjunto de padrões de comportamento que são encorajados ou permitidos pelos seus sistemas, mecanismos de controle e símbolos. Tudo isso é constituído e vive em permanente evolução a partir dos valores e crenças dos líderes do passado e do presente. A cultura é formada pelo o que os líderes demonstram valorizar, especialmente por aquilo que fazem e não somente pelo o que dizem.

FUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Stephen P. Robbins

“A cultura é a argamassa social que ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões adequados para aquilo que os colaboradores vão dizer ou fazer. É por definição sutil, implícita e sempre presente”.

Richard Barrett “

Organizações dirigidas por valores apresentam altos níveis de engajamento do funcionário; elas geram maiores retornos; são mais lucrativas, mais focadas no cliente e mais produtivas – elas têm altos níveis de retenção e baixo absenteísmo. Elas também geram maior lealdade do cliente e maior boa vontade social”

QUERO QUE UM CONSULTOR DA CRESCIMENTUM ENTRE EM CONTATO:


POR QUE GERENCIAR CULTURA?

Empresas com culturas fortes e adaptativas baseadas em valores compartilhados e que se importavam com todos os stakeholders, ao longo de um período de 11 anos (1977 - 1988) tiveram os seguintes resultados:

Cresceram 4 vezes mais rápido.
Preços de ações que aumentavam 12 vezes mais rapidamente.
Tinham taxas de criação de empregos 7 vezes mais altas.
Proporção entre desempenho e lucro 750 vezes maior.

Tudo isso comparado a empresas que não tinham valores compartilhados e culturas adaptativas.

Gestão de cultura x lucro

Em pesquisa realizada pela BVC constatou-se que: Uma carteira composta pelas vinte maiores empresas cotadas em bolsa e listadas entre as melhores para se trabalhar nos EUA, em 2008, teria retornado em média 16,74% a.a. vs. 2,83% a.a. para o S&P500, nos últimos dez anos.

Cultura organizacional e resiliência

Crescimento do preço das ações das 40 melhores empresas de capital aberto para se trabalhar na América do Norte de Julho de 2002-2012 em comparação com a S&P500. As empresas de cultura mais fortes reagiram mais rapidamente a partir da crise financeira de 2008.


CULTURA ORGANIZACIONAL E ALINHAMENTO

Pesquisas mostram uma forte correlação entre desempenho financeiro e o alinhamento entre a cultura organizacional e dos seus funcionários. Em outras palavras, quem você é e o que defende se tornam tão importantes quanto aquilo que você vende!

MODELO DE GESTÃO DA CULTURA POR VALORES

O modelo Crescimentum de Gestão de Cultura orientada por valores permite aos gestores compreender a cultura atual e fazer escolhas conscientes e planejadas, com foco em desenvolver cultura desejada que sustente a estratégia e alavanque os resultados diante dos desafias estratégicos. Isto geralmente se dá nas seguintes macro etapas metodológicas:

Etapa 1:

Mapeamento cultural

Conhecer os níveis de alinhamento, entropia cultural e demandas das pessoas, através do mapeamento de valores pessoais, valores da cultura atual e desejada.

Etapa 2:

Alinhamento estratégico

Análise aprofundada do mapeamento cultural e tomada de decisões sobre os valores da cultura desejada em alinhamento com a estratégia.

Etapa 3:

Estruturação da transformação

Estruturação de competência interna para a transformação. Definição de fóruns, papeis e responsabilidades dos agentes de mudança.

Etapa 4:

Implementação das mudanças

Apoio e acompanhamento das ações definidas na etapa 3.

Etapa 5:

Mensuração de resultados e retroalimentação do processo

Análise crítica dos KPIs definidos na etapa 3, reavaliação das ações e seus resultados com base na aprendizagem do processo.

QUERO SABER MAIS SOBRE CULTURA E MAPEAMENTO:


A evolução da liderança