Avaliação de Resultado

Pesquisa realizada pela ABTD "O RETRATO DO TREINAMENTO NO BRASIL - 2011" mostrou que uma das maiores dificuldades para a implementação e modernização dos programas de T&D nas organizações está relacionada com a medição da eficácia dos treinamentos, ou seja, o quanto os programas contribuem com a melhoria de um indicador de uma determinada área ou de uma organização. Muitos profissionais da área de T&D ainda encontram dificuldades em definir indicadores de desempenho que reflitam o benefício de um programa de T&D.

A implantação de treinamentos nas organizações ocorre por diversos motivos, como o aprendizado de novas ferramentas, a melhora de uma competência ou a mudança de comportamentos, no entanto, o que se espera realmente é ver um resultado positivo para a organização. Dessa forma, as avaliações de treinamento têm como benefício:

  • Seta Apresentar os resultados alcançados com o treinamento;
  • Seta Determinar o custo e o benefício de cada programa de treinamento;
  • Seta Auxiliar gestores na escolha do programa de treinamento mais adequado para cada pessoa;
  • Seta Usar as informações para reforçar a importância e o valor da área de T&D dentro de uma organização.
 


Um dos modelos mais conhecidos e utilizados de avaliação de treinamento é o Modelo Hierárquico de Kirk Patrick, que identifica 4 níveis de avaliação de treinamento, sendo eles:

  • 1. Reação: apresenta a impressão que os treinandos tiveram do programa.
  • 2. Aprendizado: avalia o quanto o treinando aprendeu sobre o conteúdo ministrado.
  • 3. Aplicação: mede a aplicação do conteúdo aprendido, ou seja, se o participante apresentou uma mudança no comportamento e na forma de realizar o seu trabalho.
  • 4. Resultados: analisa os resultados para a organização após a aplicação do programa.


Baseado na pesquisa da ABTD e entendendo a importância e os benefícios da avaliação de treinamento a Crescimentum auxilia os seus clientes na medição dos resultados alcançados com os seus programas de desenvolvimento em todos os níveis sugeridos por Kirk Patrick. Essa medição é realizada através da somatória de medidas já utilizadas pelo cliente e as ferramentas on-line disponibilizadas pela Crescimentum, sendo elas:


Avaliação de reação

Os treinandos recebem um link por e-mail para preenchimento da Avaliação de Reação no dia em que participam do treinamento, onde respondem uma avaliação quantitativa formada por 13 questões, além de 3 questões qualitativas. Essa avaliação tem como objetivo medir a percepção dos treinandos quanto ao programa, levantando os pontos fortes e as sugestões de melhorias, sobre diversos aspectos como: objetivo, conteúdo, metodologia, organização e instrutores, fazendo com que os ajustes do programa sejam feitos ao longo do mesmo, permitindo um melhor aproveitamento para os participantes.


Conecte-se com a Crescimentum.

Twitter Linkedin Twitter